CELEBRAR A PÁSCOA


Celebrar a Páscoa é mergulhar na vida Sacramental da Igreja, especialmente na Eucaristia. Na Quinta-feira Santa, na Ceia, acolhemos o Mandamento Novo de Jesus e o memorial permanente, que faz acontecer sua presença e que contém todo sabor, até que ele venha! É o nosso compromisso perene, reunir-nos em torno da Palavra e do Pão Eucarístico, Pão de Vida Eterna! Celebrar a Páscoa é participar da Vida em abundância que Jesus nos dá diariamente.

Celebrar a Páscoa é entender que a Igreja nos pede para procurar o Sacramento da Penitência, para que mergulhemos no Deus, Pai de Misericórdia, que pela morte e ressurreição de seu Filho reconciliou o mundo consigo e enviou o Espírito Santo para o perdão dos pecados, geando paz e alegria.

Celebrar a Páscoa é recolher-se em silêncio no Sábado Santo, aprofundando o mistério de Cristo em nosso coração e em nossa mente. Pode ser uma oportunidade para ler com calma os Cânticos do Servo Sofredor, no profeta Isaías (Is 42,1-7; 49,1-6; 50,4-9; 52,13–53,12). Experimentar o silêncio daquele que foi anunciado: “Era o mais desprezado e abandonado de todos, homem do sofrimento, experimentado na dor, indivíduo de quem a gente desvia o olhar, repelente, dele nem tomamos conhecimento. Eram na verdade os nossos sofrimentos que ele carregava, eram as nossas dores, que levava às costas. E a gente achava que ele era um castigado, alguém por Deus ferido e massacrado. Mas estava sendo traspassado por causa de nossas rebeldias, estava sendo esmagado por nossos pecados. O castigo que teríamos de pagar caiu sobre ele, com os seus ferimentos veio a cura para nós. Como ovelhas estávamos todos perdidos, cada qual ia em frente por seu caminho. Foi então que o Senhor fez cair sobre ele o peso dos pecados de todos nós. Oprimido, Ele se rebaixou, nem abriu a boca! Como cordeiro levado ao matadouro ou ovelha diante do tosquiador, ele não abriu a boca” (Is 53,3-7).

Celebrar a Páscoa é entrar de coração na mãe de todas as celebrações litúrgicas, a Vigília Pascal na Noite Santa, proclamando aquele que é a luz do mundo e pelo qual damos graças a Deus. É noite para escutar a história da salvação e alimentar-nos do Corpo e Sangue do Senhor, pois todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice anunciamos a morte do Senhor e proclamamos a sua Ressurreição, até que ele venha! Por isso, brota a aleluia pascal de nossos corações e de nossos lábios! Venha o Senhor Jesus a todo o seu povo, com a força de sua Ressurreição. Venha sobre todos nós a genuína vida nova recebida no Batismo, agora renovada.

Acolhamos como nosso programa de vida para esta Páscoa as palavras de São Paulo: “Como eleitos de Deus, santos e amados, vesti-vos com sentimentos de compaixão, com bondade, humildade, mansidão, paciência; suportai-vos uns aos outros e, se um tiver motivo de queixa contra o outro, perdoai-vos mutuamente. Como o Senhor vos perdoou, fazei assim também vós. Sobretudo, revesti-vos do amor, que une a todos na perfeição. Reine em vossos corações a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um só corpo. E sede agradecidos. Que a palavra de Cristo habite em vós com abundância. Com toda a sabedoria, instruí-vos e aconselhai-vos uns aos outros. Movidos pela graça, cantai a Deus, em vossos corações, com salmos, hinos e cânticos inspirados pelo Espírito. E tudo o que disserdes ou fizerdes, que seja sempre no nome do Senhor Jesus, por ele dando graças a Deus Pai (Cf. Cl 3,12-17).

Na certeza de que o amor redentor de Cristo nos impele com esperança para o futuro,

desejo-lhes uma abençoada e Santa Páscoa!

Ir. M. Helena Teixeira - Provincial MSNM