VIVER A QUARESMA


Neste tempo de Quaresma, além do Jejum, da oração e do cuidado com os mais necessitados, somos chamadas a deixar-nos alcançar pela Palavra de Deus, que nos é transmitida de geração em geração pela Igreja. Verdade que é o próprio Cristo, que, assumindo completamente a nossa humanidade, Se fez Caminho exigente, mas aberto a todos. Ele nos conduz à plenitude da Vida.

Que o jejum e a oração nos ajudem a redescobrir o dom de Deus e a viver a Fraternidade e a amizade Social sobretudo, no encontro com os mais pobres e sofredores. São Tomás de Aquino nos diz que “o amor é um movimento que direciona a nossa atenção ao outro, a outra considerando-os (as) como um (uma) só comigo mesma” (o) (Fratelli Tutti, 93).

A Quaresma é um tempo para acreditar, para deixar Deus “fazer morada” em nós (Jo 14, 23). Jejuar significa libertar a nossa existência de tudo o que a sufoca, inclusive da saturação de informações – verdadeiras ou falsas, a fim de abrirmos as portas do nosso coração Àquele que pobre de tudo, mas “cheio de graça e de verdade” (Jo 1, 14): nos chama ao amor genuíno e serviçal.

A Quaresma, é tempo propício para estarmos mais atentos à vontade de Deus sobre nós e, consequentemente abertas para reconfortar, consolar, fortalecer, estimular e nos ajudar mutuamente alargando nosso olhar para as necessidades do mundo, sobretudo das pessoas que mais sofrem, como sinais de esperança, indo além de nossas preocupações e urgências, para prestar atenção, oferecer um sorriso, dizer uma palavra de estímulo e possibilitar um espaço de escuta no meio de tanta indiferença.

Eu desejo, que no recolhimento e na oração silenciosa, na ternura e na gratuidade, a esperança ilumine os desafios e as exigências da nossa missão.

Que vivamos a Quaresma, “dispostas a dar a razão da nossa esperança a todo aquele que necessita” (1 Pd 3, 15): a razão é Cristo, que dá a sua vida por nós na cruz.

Que Maria, Mãe do Salvador, fiel aos pés da cruz, nos ampare e nos fortaleça na caminhada diária e quaresmal.

Ir. M. Helena Teixeira - Provincial MSNM

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS AQUI DO SITE